loggado
Carregando...

[Review] The Vampire Diaries S04E01 - Growing Pains

Um episódio melhor do que a terceira temporada inteira.


Um episódio melhor do que a terceira temporada inteira.

Esqueçam toda a desconfiança que eu tinha quanto a The Vampire Diaries. Depois de uma terceira temporada sofrível, eu tinha toda a justificativa para largar a série - mas o season finale recuperou fôlego e rumo. The Departed foi o melhor episódio que esta série já teve. Mas a história continuaria no mesmo nível de qualidade ou iria retroceder para o mesmo casinho da semana de matar-Klaus-não-matar-Klaus?

A resposta está no próprio previously in do episódio. Uma montagem inteira que mostrou o quão alterada foi a dinâmica da série - para melhor. E isso sem esquecer da profundidade emocional que deve ser dada à situação: Elena virou vampira, e Mystic Falls está um caos com a crise no conselho. E é exatamente isso o que melhor resume o episódio: caos. Growing Pains teve ação e emoção aos montes. Parecia mais uma finale do que uma premiere, até. E foi ótimo ver um novo estilo direcional, focado na percepção de sons e imagem que uma Elena em transição estava tendo - a câmera tremida para mostrar confusão, o desfoque da lente para mostrar a própria dificuldade que Elena estava tendo em focar em alguma coisa. 

As cenas de ação, principalmente as de captura dos vampiros e de suas famílias, bem como suas respectivas fugas, estiveram em alta. Mal parecia um episódio comum, considerando que a ação da série mais consiste em cenas em fast motion para simular a velocidade vampírica. Os diálogos, também, foram muitíssimo bem trabalhados: as conversas de Elena com Stefan (dando destaque a seu riso transformado em choro na cozinha, e à confissão de que ela o havia escolhido naquela noite), bem como com Damon; os feitiços de Bonnie; a relação entre Carolione e Klaus; e a auto-piedade de Matt, que foi resolvida de maneira maestral com um discurso que Stefan parece aplicar para si mesmo. No geral, a série enalteceu ainda mais seus pontos fortes.

Dentro da história do episódio, porém, não posso deixar de notar algumas peculiaridades. A atitude de Damon, por exemplo. Era esperada? Sim. O apoio das fãs quanto a isso também era? Obviamente. Eu esperava, mas não entendo. Damon é a face do antifeminismo. Damon não tem o mínimo respeito pelas escolhas de Elena. É egoísmo, sim, mas é mais do que isto. É vontade de dominar. É claro que todos têm direito a uma opinião, mas é absolutamente risível ver as autodeclaradas feministas caírem aos pés de Damon e culparem Stefan - por este simplesmente defender que Elena deva ter sua própria liberdade. Tem algo errado aí, viu.

Outro detalhe é Klaus. Eu não esperava vê-lo de volta a seu corpo tão cedo - pra falar a verdade, preferia não vê-lo de volta a seu corpo jamais. Já cansou. CHEGA de Klaus. Já faz mais de uma temporada que estão tentando se livrar dele, e ele NÃO MORRE. Klaus, na verdade, é uma das principais razões que ainda me faz cogitar largar a série, mesmo depois de um episódio tão forte. O personagem já passou de um vilão misterioso para um clichê eterno e agora é simplesmente irritante e dispensável, ao contrário de Rebekah, que teve uma de suas melhores cenas no final deste episódio.

No geral, Growing Pains recuperou a qualidade que The Vampire Diaries parecia ter perdido há muito tempo, e fez isso ao alterar drasticamente o rumo da série. A cena final do episódio, do suicídio-não-suicídio grupal, me deixou em dúvida; claro que deve haver um motivo maior para o que aconteceu, claro que o padre deve saber o que faz, mas, por agora, pareceu simplesmente fanatismo religioso. Novamente, é óbvio que não é isso, mas teremos que esperar para ver. Enfim, a quarta temporada parece que terá bem mais foco do que a terceira. Esperamos que seja melhor, também. Talvez, a série volte a ser aquele guilty pleasure que um dia foi. Ao mesmo tempo que não tenho certeza do que pode acontecer nos próximos vinte e um episódios - seja pra melhor ou pra pior -, estou ansioso para descobrir.

Nota final
9
The Vampire Diaries 7281686266928739481

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item