loggado
Carregando...

[Review] Dexter S07E12 - Surprise, Motherfucker! (Season Finale)

“Esse é um novo começo ou o começo do fim?” Spoilers abaixo:


“Esse é um novo começo ou o começo do fim?”

Spoilers abaixo:

Surprise, motherfucker é o nome perfeito para o episódio. Aliás, este episódio está entre os melhores episódios de Dexter, em minha opinião. Conseguiu misturar suspense, tensão, humor (“Bullshit, you don’t have any friends”), alegria, amor, tudo mostrado de uma vez, tudo o que Dexter é. O maior sentimento, porém, é a nostalgia. Na internet, vi teorias de que Doakes não estaria morto, e que de alguma forma voltaria ao seriado. Não estavam totalmente errados: James voltou com cenas novas, porém, todas lembranças de como Dexter cometia alguns deslizes perto do detetive, que o ajudaram a descobrir a verdadeira identidade de Morgan. Já comentei que adoro quando atores antigos voltam, e a presença de Doakes neste episódio foi realmente seu ponto alto.

Em apenas onze minutos, vemos o que eu acreditava que seria o gancho para a próxima temporada: Dexter sendo preso. A surpresa é que, acreditando que tinha conseguido armar para Dexter, LaGuerta acabou caindo na armadilha do assassino. Simplesmente não tem como não ficar de queixo caído com essa cena, desde o momento em que Dexter chega algemado na delegacia até o momento da discussão entre LaGuerta e Debra, até porque a carreira da primeira foi posta em cheque, e ela vai usar todos os recursos para impedir que seja tomada como lunática no Departamento.


O foco, obviamente, é na resolução dos problemas de Dexter, e agora também de Debra, que pode ser acusada de cúmplice devido às evidências coletadas pela capitã. Porém, os roteiristas, que não deixam nada em aberto, tiraram um tempo desta season finale para Hannah. Logo no início, ela deixa claro que realmente ama Dexter, e por isso não vai entregá-lo. Convicta de que não vai conseguir escapar da prisão perpétua, Hannah telefona para sua ex-colega de cela e pede uma ajuda. Quando está voltando para a prisão, toma um comprimido e começa a ter uma convulsão e, chegando ao hospital, consegue fugir enquanto não está sendo vigiada. Particularmente, gostei bastante desse plot twist, sempre gostei da relação entre Dex e Hannah, e espero que de alguma forma ela continue na próxima temporada.

Quero agora tomar um tempo para falar dos minutos finais, o auge emocional do episódio, e talvez até um dos melhores momentos da temporada. Dexter tenta forjar uma cena do crime, na qual Hector e LaGuerta assassinaram um ao outro. Porém Deb chega exatamente no momento em que o irmão vai matar a capitã. LaGuerta tenta convencer Deb de que ela deve render o irmão, e Dexter diz que é a coisa certa a se fazer, já que Debra não é o tipo de pessoa que mata a sangue frio, muito menos cúmplice de assassinatos. O desespero fica muito visível na atuação de Jennifer Carpenter, e quando ela atira em Maria, corre para abraçá-la.

Com isso, chegamos ao final da temporada, com a festa de Ano Novo e a despedida de Batista da corporação de detetives de Miami. Confesso que esperava um gancho mais forte para a season oito, mas esse clima de dúvida serviu bem para fechar a temporada. O que vai acontecer com Dexter e Debra daqui pra frente? Como dito pelo próprio Dexter, será um novo começo ou o começo de um fim, e só descobriremos ano que vem, com a última temporada do seriado.


Encerramos, assim, mais uma temporada de Dexter, e em breve farei um texto analisando esses doze episódios como um conjunto, agora que conseguimos ver todas as ligações!
Season Finale 5399788048459063804

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item