loggado
Carregando...

[Review] Homeland S02E11 - In Memoriam

The end ?


The end?

Homeland acabou? Será isso mesmo? Agora é só ajustar algumas pontas e fim? NO! Não, este não é o fim da série. A morte de Abu Nazir foi surpreendente, mas não quer dizer que tudo termina aqui, afinal, há uma terceira temporada a caminho e a série é mestre em provar como sair do previsível.

O que vimos em In Memoriam, foi a consolidação de Carrie como super-agente da CIA e que consegue resolver tudo com a sua intuição. Mas espera um pouco, nem tudo. Sim, ela saiu do ostracismo do primeiro episódio para chegar aqui com muita moral, mas Carrie está deixando de lado um fator crucial que vai guiar a season finale: A CIA quer Brody morto, ou melhor Estes quer Brody morto, e ela nem desconfia disso.

Voltando a Nazir, o fim do terrorista mostra que, com a prisão de seus aliados, ele ficou mesmo isolado nos EUA, sem apoio de ninguém. Uma hora seus poderes iam acabar e pelo jeito, acabaram (a menos que ele tenha deixado algum plano para depois da sua morte, mas é difícil que isso tenha acontecido). Carrie, ao interrogar Roya, deduziu que Nazir ainda estava na fábrica abandonada, e não deu outra: como naqueles filmes de suspense, onde vilão está escondido no escuro, lá estava Nazir. A sequência da morte do terrorista teria sido bem cliché se ele tivesse escapado, mas com sua morte acabou sendo surpreendente.

Enquanto isso, Saul sofre as consequências de incomodar Estes, acredito que o primeiro será muito importante na season finale, visto que ele é o único que pode contar para Carrie o plano do diretor da CIA. Mas é triste ver ele sendo chutado da agência desse jeito. Se ano passado quem levou o troféu FDP foi Jofrrey Baratheon, acho que David Estes é o favorito para este ano.

E na Família Brody, apesar das crises de Dana, a paz parece ter voltado, ainda mais agora que Jess e Brody viram que o melhor mesmo é se separarem. Assim, Brody pode ir livremente até a casa de Carrie, mas os dois nem desconfiam que há um Peter Quinn esperando o momento oportuno para executar o ex-fuzileiro naval.

E agora? Agora, com a morte de Nazir, Homeland deve ter uma mudança de foco, o que ocorre com muitas séries. Ao que tudo indica, as coisas se encaminham para Carrie ter que salvar Brody da morte e as consequências disso. Uma das minhas teorias é parecida com o final da quarta temporada de 24, todos podem achar que Brody morreu, mas no fim ele sobrevive. Como isso já aconteceu com Jack Bauer e a série é dos criadores de 24, eu não me surpreenderia com esse rumo. Outra teoria seria de fato a morte de Brody, algo chocante e que fecharia a segunda temporada de maneira épica, apenas gerando dúvidas do que poderia acontecer na terceira.

Fato é que a série não costuma decepcionar e tem tudo para fechar o ano com saldo positivo, sendo tão boa quanto a sua primeira temporada. Vamos aguardar ansiosamente e semana que vem comentamos o que achamos da season finale.

Considerações finais 

- Acho realmente muito difícil que uma equipe do FBI deixasse escapar o esconderijo de Abu Nazir, mas creio que a intenção aqui é de fato mostrar a infalibilidade do "sexto sentido" de Carrie em relação a Nazir.

- Carrie acha que agora tudo está bem, vai ser triste quando ela descobrir que não é bem assim. Infelizmente paz é algo que a vida da agente não costuma ter durante muito tempo.

- A trilha sonora novamente foi fator determinante para as cenas de tensão. A atuação de Damian Lewis na cena em que Brody descobre que Abu Nazir morreu foi impecável também.

- Homeland foi novamente indicada ao Globo de Ouro, assim como Claire Danes (Carrie), Damian Lewis (Brody) e Mandy Patinkin (Saul). Todos favoritos, exceto Mandy que tem uma bela concorrência.
Spoilers 2992203017260723644

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item