loggado
Carregando...

[First Look] The Following 1x01 - Pilot

A promessa de uma grande série.


A promessa de uma grande série.

O público tem uma estranha atração por Serial Killers. Talvez por serem misteriosos e imprevisíveis. Talvez por trazerem uma violenta agressividade, um impulso de matar escondido por detrás de rostos calmos. Quem sabe seja esse o motivo de termos tantos sucessos no cinema com filmes sobre esse tipo de personagem. Claro que essa atração se limita a ficção. Na vida real temos muito medo de encontrarmos um, ou de um nos encontrar. Mas no mundo da ficção, nos rendemos as suas histórias, muitas vezes beirando ao extremo da violência que o ser humano é capaz de cometer. Violência aliada com uma dose de loucura, que acompanha os psicopatas em todo crime.

Na televisão, não é muito diferente. Afinal, Dexter é um sucesso de popularidade e uma versão de Hannibal está a caminho. Mas a nova série, The Following, prefere contar uma história mais clássica de serial killers. A do policial aposentado que tem que correr atrás de um maluco que não mede esforços para realizar seus crimes. Então, o que Kevin Williamson traz de diferente para não apresentar mais uma série previsível? Ele utiliza um elemento interessante muito apreciado por milhões de pessoas hoje em dia: a internet. 

A rede mundial que permite qualquer pessoa se comunicar com qualquer pessoa, muitas vezes na segurança do anonimato. E o serial killer de The Following, o ex-professor de literatura Joe Carrol, tem muitos fãs que conheceu na web. Mais que fãs, eles são seguidores do "trabalho" de Carrol, que ficou conhecido por matar 14 jovens estudantes. Protegidos pelo anonimato, se tornam imprevisíveis, e só alguém obstinado em impedi-los é que tem chance de dar conta de encontrá-los. É isso que a série trata de mostrar logo em seu piloto. Que o protagonista, o herói marcado pelo vilão (literalmente) estará disposto a tudo para evitar que os seguidores de Carrol matem mais gente. Não será uma tarefa fácil.

Nosso "herói" é interpretado por ninguém menos que Kevin Bacon, que vive o agente do FBI aposentado Ryan Hardy. Hardy se aposentou justamente após prender Carrol, no ano de 2004. No ato ele foi ferido em seu coração pelo criminoso, o que o obriga a utilizar um marca-passo. Na ocasião, ele salvou a jovem Sarah Fuller, aluna do ex-professor. Foi ela quem ajudou no julgamento de Carrol, pois até então, somente Hardy desconfiava dele. Desconfiança que o aproximou da mulher de seu suspeito e os fez ter um caso, traição essa que é o motivo da relação entre Hardy e Carrol ser mais pessoal que o comum, pelo menos é o que pensa o psicopata. A esposa, Claire, é outro elemento importante na história: Ela é a principal ligação entre Hardy e Carrol.

No inicio do episódio, vimos a incrível fuga de Carrol do presídio de segurança máxima. O serial killer foge pouco antes da data de sua execução e não demora muito para Hardy receber uma ligação do FBI pedindo que retorne para ser o consultor nessa nova busca. Mesmo tendo problemas com a bebida, Hardy aceita ajudar. Conhecemos a provável equipe que seguirá na série, os agentes Troy Riley, Jennifer Mason e Mike Weston, que por sua vez é um fã do livro de Hardy sobre Serial Killers. Outra coisa em comum com Carrol, ambos são escritores. O fato de Carrol ser um fã obcecado por obras, principalmente de Alan Poe, um autor que deixou um livro inacabado, faz Hardy concluir que o ex-professor também quer terminar seu crime mal-sucedido, e a pobre Sarah não consegue escapar novamente de suas mãos.

A morte da garota que Hardy salvou é a deixa para o ex-agente voltar com tudo para o jogo, mas não para prender Carrol, este se entrega após matar sua ex-aluna e sim para ir atrás dos seguidores dele, que se mostram totalmente convictos em seguir os passos de seu mestre. Seja cometendo suicídios públicos, seja morando por três anos ao lado da vítima de Carrol, no caso Sarah. Seja trabalhando para a mulher de Carrol, por ter a missão de sequestrar o filho dele, a pedido do próprio, seguindo uma espécie de plano maior que está dentro da mente do psicopata. E como disse no começo, esses followers foram conquistados na rede mundial de computadores, no tempo em que Carrol teve acesso a internet dentro da prisão. Podem ser centenas, ou milhares. Carrol conseguiu criar sua própria rede, e cabe a Hardy tentar entender essa rede se quiser pará-la. Essa é a premissa de The Following, uma série que também deve atrair um grande número de seguidores.

Com atuações excelentes dos dois principais personagens, uma narrativa que consegue te prender durante os 45 minutos, um roteiro inspirado e a promessa de uma trama muito maior do que se pensa, The Following é a pedida certa para quem quer uma boa série de suspense. A TV aberta há tempos precisava de uma série forte, e a nova série de Kevin Williamson pode ser essa série, se mantiver o ritmo mostrado no episódio inicial. A quantidade de situações que pode ser explorada é enorme, e mesmo que o show caia na fórmula procedural, é possível sim que se mantenha muito interessante acompanhar o "serial killer" da semana. O protagonista é forte o suficiente para atrair o público, Ryan Hardy é um personagem que tem muito a mostrar e Kevin Bacon é o ator certo para o papel. The Following promete muitas reviravoltas e mortes inesperadas (Quem acompanhou as duas últimas temporadas de The Vampire Diaries, onde Kevin Williamson era o Showrunner, pode entender melhor o que digo agora).

Considerações Finais:

The Following tem tudo para ser a melhor estreia na TV aberta nesta Mid Season. A série estreou com uma audiência de mais de dez milhões de telespectadores e 3.2 de demo. Algo parecido com o que Alcatraz conseguiu em seu piloto, mas diferente da série de JJ. Abrams, The Following parece ter potencial para segurar a audiência, isso se não for boicotada pelas cenas de violência, um de seus pontos fortes. Não deixe de conferir.
The Following 4689831539555406163

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item