loggado
Carregando...

[Review] The Vampire Diaries 4x11 - Catch Me If You Can

“Sabe o que me deixaria feliz? Se o que você sente por mim fosse verdadeiro”. 


“Sabe o que me deixaria feliz? Se o que você sente por mim fosse verdadeiro”. 

Essa foi a deixa que precisávamos para concluir exatamente o oposto do episódio da semana passada sobre o efeito da ligação. The Vampire Diaries tem usado e abusado dessa mitologia nesta temporada, abordando o efeito da ligação em dois tipos de casos: com Damon e Elena, Klaus e os híbridos. No segundo caso, Tyler mencionou nos episódios anteriores que a ligação dá a sensação de obrigação com o outro, dever de sempre protegê-lo e fazer de tudo que quisesse, portanto, de satisfazê-lo. 

Mas não passava pela minha cabeça, mesmo com os mil exemplos de como funcionava, que a ligação seria tão literal. Do tipo: “ah, seria tão legal se você me amasse de verdade...”. Então pronto, acontece. “Eu te amo”. No caso da rejeição àquela bolsa de sangue, parecia que Damon dava mais ênfase a isso, porque ele repetia e repetia, como se fosse um mantra, que Elena regurgitaria aquilo. Agora, neste caso, embora saibamos que Damon queria o amor de Elena, ele mencionou isso uma única vez, que mais pareceu um pensamento ou uma reclamação dita sem querer em voz alta. 

Também vou declarar que deixei essa informação, ou melhor, essa fala passar batida. Tenho grande consideração por séries que utilizam de um detalhe para construir um novo rumo para a história, ou então para justificar eventos e atos anteriores, mesmo que seja apenas uma hipótese. Fico pensando em como, às vezes, deixo acontecimentos escaparem tão facilmente, talvez subestimados por se tratar de uma série teen. Outro exemplo simples: no episódio anterior, alguns reclamaram que há muito tempo todos os vampiros usavam verbena para não serem hipnotizados pelos originais, logo estariam imunes e aquela cena da escola não deveria ter acontecido. Então, TVD nos lembrou que toda a verbena tinha sido queimada. 

Faz sentido, não é? No primeiro episódio dessa temporada, Elena vampira, mesmo lembrando da declaração de Damon e de tê-lo conhecido antes, continua insistindo que ama Stefan. De lá para cá que as coisas mudaram. Essa é uma ótima notícia para os fãs de Stelena. No primeiro momento que a ligação for quebrada, ela pode voltar com o rabo entre as pernas para os braços dele.

Stefan e Elena tiveram seu encerramento, por enquanto. Foi ótima a cena em que ele prova que não está mais interessado em continuar correndo atrás dela, que seguiu em frente. Claro, depois de a mulher dizer na cara dele que ama outro, não há mais o que discutir. Dessa forma, vamos conhecer um Stefan mais parecido com The Ripper da década de 1920 e que representa um lado bem mais interessante do personagem do que o bobo apaixonado. Suas cenas com Rebekah foram ótimas e não é de hoje que ela vem roubando as cenas com seus comentários sarcásticos. 

Não me lembro de ter visto shipparem Stefan e Rebekah, mas tenho que concordar que formam um bom casal. Arrumar um novo interesse amoroso para o Stefan a essa altura é arriscado e invalidaria a “intensidade” do amor por Elena, como se tudo o que ele sentia por ela acabasse em um estalar de dedos – uma paixão adolescente. Por isso foi um grande acerto encontrar a personagem perfeita para o cargo e ainda restringir sua relação ao sexo. 

Então Elena, muito sem noção, pede ajuda a Stefan para salvar Damon e o caçador. De todas as pessoas de Mystic Falls que poderiam acudi-la, ela tinha que escolher o ex? Ainda mais depois do que ela falou para ele. Bem feito para Elena, que recebeu um belo discurso de desconsideração a sua pena. Está certo que, por causa da ligação, ela não podia tomar alguma medida mais drástica contra Damon, mas está mais do que na hora de ela começar a cuidar dos próprios problemas. Ela não é mais a humana indefesa. Pelo menos a cabeça dela ainda funciona: lembrou que matar um original leva à morte de vários outros vampiros. Não há atalho melhor que esse. 

Embora tenha destacado essa parte do triângulo mais uma vez, o episódio dessa semana foi mais ágil e concentrou suas atenções na corrida pela cura. Parece que vem uma quarto time no jogo. E o mais interessante é a formação de parcerias entre os times para cortar caminho, algo como um The Amazing Race (oi?). O legal é que todos os times são muito voláteis, então a qualquer momento um deles pode mudar de lado ou sabotar o outro time. É previsto, então, muitas reviravoltas daqui em diante. 

Estou gostando muito dessa parte porque ela está devolvendo a TVD o pensamento lógico. Semana passada, Klaus lembrou que podia obter o mapa mais rápido ao forçar o caçador. Agora, Kol dando lição em muito original por aí de como fazer as coisas funcionarem. Não que ele tenha que fazer isso com as próprias mãos, claro. Tem Damon para fazer isso por ele. Mas o original falhou no uso das palavras; “esquecer” deveria ter sido “não contar a alguém”. Não foi difícil para Damon descobrir o que estava programado a agir. 

Tudo bem que Kol sabe que é uma péssima ideia liberar Silas pelo mundo, mas desconfio que ele tenha informações extras, senão não agiria com tanto desespero. Quem sabe ele é o líder do quarto time, um grupo que tenta impedir os movimentos dos outros. 

Por fim, Bonnie e Shane. Veja bem, Shane falou na cara dela que foi responsável, sim, pela morte daquelas pessoas e ela não faz nada. Como desculpa da falta de controle dos poderes, Bonnie continua deixando Shane usá-la. Pelo menos, com a restauração dos poderes dela, temos a esperança de que alguém vai se dar mal ali. E a gente quer mais que o circo pegue fogo. 


P.S.: Lembra quando Rebekah menciona oração Hopi? Trata-se de uma oração da nação indígena considerada uma das mais velhas nativo-americanas. Segundo ela, “nós somos aqueles que estávamos esperando” – os tempos já chegaram. Só a título de curiosidade. 

P.S. 2: Tadinha da Rebekah... Depois de Klaus, até Kol querendo se livrar dela. 

P.S. 3: Stefan consegue se controlar, mesmo que com muita dificuldade, quando está sob efeito de hipnose por causa de Elena, mas Damon não. Estão insinuando que Stefan ama ela mais? 
Quer ganhar um box de OUAT? É fácil! Saiba como clicando AQUI.
The Vampire Diaries 8833840324246841396

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item