loggado
Carregando...

[Review] The Following 1x10 - Guilt

Atenção: a review contém o mesmo número de twists que o episódio.


Atenção: a review contém o mesmo número de twists que o episódio.

Muitos de vocês, assim como eu, não ficariam surpresos ao saber que Celso, o reviewer oficial de The Following, foi sequestrado pelos seguidores de Joe Carroll esta semana. Calma. O que está acontecendo é a semana do troca-troca no blog, que é uma maneira deliciosa de entregar outro ponto de vista da mesma série. Não se preocupem, Celso foi parar em Mystic Falls para passar a semana com a vampirada, e volta semana que vem.

As minhas esperanças acabaram. Comecei a assistir The Following para acompanhar semanalmente um quebra cabeça coeso e de fundamentação psicológica impagável, e um thriller interessante e surpreendente. Ao decorrer das semanas, com minha empolgação se perdendo, não cobrei nada mais que uma boa interação entre meu trio favorito. E isso de fato aconteceu até o episódio passado, quando mataram Paul. Para completar a “obra prima”, eis que arrumam um momento de loucura para Jacob.

Sendo o tema da semana a culpa, nada melhor para aplicá-lo em Jacob, atormentado pela morte de seu “melhor amigo” (insira risos aqui), muito embora este funcione mais como um momento de desenvolvimento do personagem no qual ele começa a afastar o receio de matar e fica mais seguro. Se a intenção era dizer de uma forma poética e avermelhada que ele deixou seu passado com Paul para trás, não funcionou, e chegou a parecer forçada quando a despedida ocorre novamente, mas agora na mente de Jacob. Para constar, ter matado alguém com travesseiro ou com facadas imaginárias não o torna menos poser

Se o episódio não correspondeu às expectativas quanto ao trio, o que teve de bom? Não sei explicar, de verdade. De uma maneira estranha, acabei me divertindo com o episódio, talvez pelo nível de cretinice. É engraçado que meses atrás estava zombando de alguns detalhes de Cult, que agora deram as caras por aqui. O vídeo ficou muito bizarro bem feito e espero um dia recebê-lo para me cadastrar oficialmente como seguidor de Joe Carroll.

Por falar em Joe, ele manda em todo mundo, só falando manso e ditando as ordens, o que deve criar encrenca com Roderick no futuro, mas não consegue conquistar o filho. A tarefa não é fácil sem a mãe do garoto por perto (ou sem guloseimas). Felizmente, tivemos o desfecho dessa perseguição quase interminável. A Claire se entregou! Acompanhe comigo. Quantos agentes da polícia foram exterminados para que Claire ficasse a salvo? O amigo avulso de Ryan foi baleado por isso. E o que a irmã mais velha da Blake Lively faz? Corre direto para os seguidores. Se ela queria se render, poderia ter poupado vidas.

The Following chega, tira dois personagens da cartola e espera que gostemos deles. Responda sinceramente: você se importou com o amigo do Ryan quase morrer? Você se importou com o fato de a ex do Ryan estar mancomunada com Joe? A essa altura já não me surpreendo se alguém for um follower; pelo contrário, surpreende alguém na série não ser. Quando aparecem novos personagens já aponto o dedo e penso “é seguidor!”. E como a série anda perdendo seu ritmo e o suspense não tem um efeito arrebatador que tinha no começo, o efeito surpresa se perdeu. Infelizmente.

O que não é surpresa alguma é a incompetência da polícia. Nos outros episódios acreditava que a burrice que todos comentavam era um pouco exagerada. Aqui não tem desculpa. Primeiro toda a mídia comenta, então arrumam uma nova liderança para o FBI, que, em vez de ajudar, torna o processo burocrático, mais lento. Ryan não tem autonomia para nada. Quando tem, prefere ficar no esconderijo à espera dos inimigos. Fico pensando se tivessem aparecido muito mais do que as três pessoas que apareceram, visto que ele tem a informação que o número de pessoas da seita chegou na casa das centenas. Não teriam nem chance.

E o policial que diz bloquear a porta com um cabo (?) e fica só esperando atrás da porta? Até eu saberia que aquilo era suicídio. A questão é que o FBI virou motivo de chacota, e até os seguidores capturados os fazem de bobos no interrogatório. A mídia também não deixa de pressionar. Não fizeram nada para melhorar o desempenho e a série vai coroando sua polícia como uma das mais amadoras da ficção. Sei que já estão cansados de ouvir isso, mas é a pura verdade. E olha que só fui perceber isso agora.

Até o momento, The Following vem traçando uma curva decrescente em seu gráfico. Faltam cinco episódios para o Finale e a série começou a estagnar. Joe “divou” muito até agora, o que justifica o desânimo de Ryan - outro que foi perseguido pelo título do episódio, ao colocar as pessoas que ama em risco por causa do trabalho. Penso no que aconteceria se ele desistisse do jogo de Joe, se isto estaria nos planos. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história e torcer para que o “seguidor” que o escrever saiba o que está fazendo. A série começou muito bem e teve uma boa base, mas se perdeu com coisas bobas e tramas procedurais. Digo que perdi minhas esperanças. Porém, salvar toda essa história não é impossível. Ainda dá tempo. 
The Following 6397206796283560325

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item