loggado
Carregando...

[Review] Arrow 1x19 - Unfinished Business

"What's next?" "We teach you to shoot."


"What's next?"
"We teach you to shoot."

Arrow nos trouxe um episódio muito bom e com vários pontos positivos: começamos a entender cada vez mais como funciona a cabeça do Oliver, temos o Diggle mostrando que também pode fazer alguma coisa além de ser o parceiro e, por último, aconteceu a volta do Vertigo, que mesmo tendo saído de circulação de vez, (por enquanto) é um fator que criou episódios muito interessantes até agora. Mas mesmo tendo sido um episódio, a meu ver, acima da média nem tudo foi perfeito, algumas coisas inclusive ficaram até meio forçadas, e enquanto não mostrarem os efeitos desses eventos, fica parecendo apenas um exagero.

Vamos começar por aquilo que não ficou tão bom: a hipocrisia de Tommy. O “amigo” de Oliver subornou um fiscal para que a casa noturna deles pudesse ser aberta, mas o dinheiro faltando nas finanças (já que obviamente você não registra um suborno), somado com a suspeita de que eles estavam vendendo drogas na boate foi o suficiente para fazer o detetive Lance visitar os amigos em seu local de trabalho. Tommy não contou sobre o suborno, e ainda disse que só permitiria uma busca com um mandado, de forma que ao invés de dar uma olhada amigável, o detetive voltou lá com o tal mandado e a policia e foi querer olhar justamente a porta que leva para o esconderijo de Oliver. Tommy, sabendo a senha da porta de alguma forma, entrou no esconderijo antes e “arrumou” o lugar, para não deixar pistas, mas mesmo com esse “gesto de amizade”, Oliver ainda não ficou contente com a atitude dele, e contestou seu amigo na questão das drogas. Merlyn disse que mudou e ficou ofendido com a falta de confiança, mas aqui vai o detalhe: Oliver agiu da mesma forma que o próprio Tommy agiu com ele quando descobriu a identidade secreta do bilionário (Oliver até foi mais contido na forma de agir do que seu amigo tinha sido antes).

No fim de tudo, temos vemos o namorado de Laurel se demitindo e indo pedir emprego ao pai, em uma cena que teve um clima de “passar para o lado negro da força” muito forçado. Essa mudança de Tommy pode gerar problemas, caso ele confie demais no pai e comente sobre a vida secreta do dono do clube, mas acho que isso seria um exagero e um plot forçado. E esse é meu medo, que uma situação que já pareceu exagerada crie um enredo que acabe levando a um confronto prematuro entre os dois arqueiros da cidade. Mas vamos falar daquilo que deu certo no episódio.

A poderosa droga sintética conhecida como Vertigo já rendeu situações interessantes, e essa foi mais uma delas, com a suspeita de uma volta do Conde para as ruas de Starling City. Começou aqui uma caçada ao traficante, que levou Oliver ao sanatório da cidade para ter uma “conversa” com o mais perigoso paciente do local. Destaque para a cena do confronto, que teve todo um clima de Batman. A sombra do vigilante passa na janela e logo em seguida ele sai das sombras para segurar o Conde pelo pescoço e interrogá-lo de forma não muito sutil. O interrogatório é rápido, uma vez que o alvo dele é visivelmente louco e levando em conta as vozes do detetive e do médico, que podem ser ouvidas se aproximando. Nesse ritmo quase frenético, se passa todo o resto do episódio, com todas as cenas que envolvem Oliver em seu uniforme sendo bem rápidas.

Um bom exemplo é a cena em que ele atrapalha a venda de Vertigo nas ruas (logo após uma notícia sobre a suposta fuga do Conde), essa cena foi bem no clima de ação da série, com Oliver atingindo um “tijolo” de Vertigo ainda no ar e depois fazendo um carro voar pelos ares com uma flecha explosiva. Logo em seguida ele está em sua base de operações e Felicity ouve na frequência da polícia que alguém está com reféns no aquário e essa pessoa teria ingerido comprimidos verdes. Ao chegar lá, Oliver, que havia preparado um antidoto para a droga usando as ervas da ilha, tenta ajudar o homem, mas já era tarde demais, e o morador de rua morre com aquilo que parecia ser overdose. Entretanto, Felicity descobre que não foi overdose, mas sim reação alérgica ao o que eles descobrem ser um novo componente da droga, o antipsicótico Clorpromazina (também presente no sangue da primeira vitima), isso leva nosso vigilante a uma caçada para o hospital psiquiátrico, onde ele encontra o Conde amarrado a uma cadeira e é atacado por um dos enfermeiros.

Depois de acordar, o médico revela ser o autor dos crimes, além de contar como conseguiu a fórmula da droga, e faz Oliver, que está amarrado, beber uma grande dose de Vertigo. Essa situação só não ficou pior por causa de uma outra flecha explosiva, dessa vez acionada por controle remoto, e graças à Diggle, que apareceu para salvar seu patrão. Nessa hora, Oliver usou o antidoto para a droga que estava com ele (aquela dose que ia salvar o cara do aquário, lembra?) e mesmo ainda estando muito longe de estar bem, ele foi caçar o responsável pela volta da droga para às ruas.

Outro destaque, dessa vez para a cena da morte do médico, quando ele fala que o vigilante não conseguiria nem mesmo apontar uma flecha, e então Oliver dispara 3 flechas ao mesmo tempo, com uma atingindo de raspão e outra atingindo o peito do doutor. Achei simplesmente genial, afinal, se ele não consegue acertar uma flecha, lançando 3 as chances aumentam, certo? No final de tudo, Oliver volta para matar o Conde e terminar de vez com o problema, mas ele não consegue. Sua explicação é a de que ele faria isso a um tempo atrás, mas que agora ele não via motivo para matar alguém que não tem condições de reagir, ou de causar problemas futuros. Vejo isso como uma melhora do personagem, agora ele pensa um pouco antes de matar, o que pode gerar situações interessantes mais pra frente (com possíveis vilões voltando por vingança, ou alguma situação que o faça voltar a ser o assassino frio dos primeiros episódios).

Antes de terminar, é preciso falar do segurança da família Queen, John Diggle. Com a volta do pistoleiro, o ajudante de Oliver estava menos focado e agora finalmente isso atinge seu limite, com Diggle ignorando um pedido de ajuda (na situação do aquário) para ao invés disso ir atrás de uma antiga companheira que ele acreditava ser capaz de ajudá-lo com seu problema. Essa caçada se mostra inútil, assim como as cenas em que ela é explorada, mas apesar de ser irrelevante para a história, já que no final fica decidido que ele e Oliver vão caçar juntos o assassino, é interessante ver que ele e arqueiro não são tão diferentes, ambos dispostos a fazer tudo por vingança. E claro, essa caçada tem potencial para ótimos episódios futuros. 

Falando rapidamente sobre a parte da ilha, temos uma grande surpresa ao descobrir que, aparentemente, não será Slade ou Yao Fei que irão treinar Oliver, mas sim a filha de Yao Fei, Shado. A história que se passa na ilha esteve bem longe do clima frenético dos momentos em que Oliver usou seu capuz, mas nem por isso deixou de ser interessante. Com Shado mostrando que luta em um nível semelhante ao de Slade, o jovem bilionário continua com um mestre (mestra, no caso) incrivelmente habilidoso. Também é contado mais sobre o passado do homem que salvou sua vida em seus primeiros momentos da ilha, mostrando que Yao Fei realmente está longe de ser um homem ruim (como se isso já não estivesse óbvio).

No final de tudo esse foi um episódio importante para a história, podendo ditar os rumos do que virá na reta final da temporada. Com Oliver agora um pouco mais “humano” em suas caçadas, com a meta de vingar a morte do irmão de Diggle e sem Vertigo nas ruas, é possível que logo haja um episódio com muita ação (mais do que o normal) mostrando um confronto, possivelmente final, entre o pistoleiro e o arqueiro. A mudança de lado feita por Tommy pode ser importante também, mas espero que não ocorra nenhum enredo forçado.

E por fim, finalmente vamos ver o treinamento de Oliver, como ele se tornou o que é hoje, e espero que mostrem logo o inicio do processo, pois com certeza ele vai sofrer bastante, e soltar mais um pouco de suas ironias. Não foi perfeito, mas foi eficiente em dar continuidade ao enredo. 

Observações:

- Não teve como não rir do comentário que o Diggle fez assim que comprou o Vertigo para a Felicity analisar: “The person of colour has successfully purchased the drugs”. Entre um bilionário facilmente reconhecível e uma nerd sem treinamento de combate, ele ficou sendo a única escolha, e por isso foi uma tirada inteligente.

- De onde saiu aquele enfermeiro, que mesmo sendo “pesado” conseguiu chegar por trás de um dos maiores lutadores do mundo sem fazer barulho e acertá-lo com uma barra de ferro? Mais estranho que isso foi ele lutar quase no mesmo nível que um militar. Onde será que ele aprendeu a fazer isso? Fica aqui a dúvida.
Reviews 5975752244598632050

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item