loggado
Carregando...

[Review] Mad Men 6x01/02 - The Doorway

" O que você espera deste ano? "


"O que você espera deste ano?"

Mais depressivo. Eis uma definição geral básica desse retorno de Mad Men. Neste episódio coerentemente duplo, foi possível perceber que essa temporada será mais densa, explorando mais do drama pessoal de Don Draper. A premiere focou em quatro personagens, e eu também farei isso na review, algo no estilo dos livros de Game of Thrones,  cada personagem terá sua parte. 

Peggy

Sinto falta da presença de Peggy na SCDP, porém ela está indo bem em seu novo emprego, conseguindo impressionar seu chefe. Ao contrário de Don, ele a trata muito bem, com segundas intenções é claro, mas ao que tudo indica ela não liga. Neste episódio percebi que Peggy poderia ser um dos "Dons" do misterioso pôster da Season Six. Ela lidou muito bem com a crise na campanha do fone de ouvido, só não está percebendo que está se tornando uma pessoa autoritária no trabalho assim como... Don Draper é. Não tenho dúvidas que esse ano será aquele em que a moça vai se destacar na profissão a ponto de poder se tornar melhor que seu antigo chefe. De todos os personagens da série, Peggy é a que mais claramente está sempre em ascensão (pelo menos na vida profissional), e a tendência deve continuar. Sabe aquele papo de que no fim Don vai terminar trabalhando para Peggy? Então...

OBS.: Destaque para sua conversa com o pastor querendo saber tudo sobre ela.

Roger

Roger sempre foi imaturo, o fato das senhoras amigas da mãe dele dizerem que "ele não envelheceu nem um dia" acaba sendo irônico, pois é esse mesmo o ponto. Suas terapias mostram que ele não sabe mesmo o que quer. Roger ainda busca um sentido para sua vida, sendo que a ficha demora a cair ao saber da morte da mãe. Não que ele não sinta nada, como diz, mas simplesmente ele demorou a entender. Apenas quando recebeu a caixa ele chorou e demonstrou algo. Toda essa questão deverá ser aprofundada nessa temporada, pois Roger Sterling já viveu muito e ainda não se sente satisfeito, o que mais ele vai tentar? Por enquanto é uma incógnita. 
Betty

Betty voltou com uma participação que valeu mais do que tudo que ela fez na temporada passada. Toda a questão envolvendo Sandy foi muito bem executada durante a premiere. A conversa sem noção com o marido, a tentativa de passar conselhos para Sandy, a busca pela garota pela cidade. No final das contas, ao pintar o cabelo, tudo isso era uma questão sobre ela mesma. Betty não seguiu seus sonhos como Sandy fez questão de dizer. Ela casou, largou a profissão e se tornou a pessoa amarga que é. Ao pintar o cabelo, ela simplesmente faz uma das poucas mudanças que ainda estão em seu controle, pois nem os filhos ela pode controlar. Destaque para a cena em que ela larga o violino. Não há nada a se fazer com ele, ela não vai reencontrar Sandy e percebeu isso. Quando Betty evita ser irritante, ela sempre acaba sendo uma das melhores personagens de Mad Men.

Don


"Muitas vezes na vida, carregamos um fardo que não é nosso."


Don parece estar eu seu momento mais infeliz, a ponto de influenciar seu trabalho, como no caso da campanha para o hotel, no caso do isqueiro e até mesmo pelo fato de estar traindo Megan com a mulher de seu vizinho, a quem Don trata muito amigavelmente. Um momento interessante do episódio, o da primeira imagem desta review, me chamou muito a atenção. Don voltou de férias, porém com saudades da calma do Havaí. Ao chegar na agência e ter que encarar um insuportável Peter com suas ironias irritantes,  uma sessão de fotos e ouvir um "seja você mesmo" do fotógrafo. Tudo isso evidencia que Don Draper se sente vazio. "Espero não fazer mais isso" diz ele a nova amante. "Como foi morrer?" diz ele ao porteiro após passar vergonha no velório da mãe de Roger. O semblante sempre triste do publicitário parece que ficou mais forte, totalmente oposto do Don alegre da season premiere passada, mas seguindo a linha da season finale

O protagonista de Mad Men provavelmente não terá uma temporada fácil, The Doorway mostrou que a principal questão de Don Draper será encontrar ânimo para lidar com seus problemas. É visível que ele se importa menos com a esposa, com respostas quase que automáticas toda vez que ela fala da carreira. Também não se importa que a nova amante seja mulher de um vizinho amigo dele. O mesmo Don que já puniu Roger (lá na season one) por flertar com Betty. Essa total perda de valores, atingiu seu trabalho. Stan não ajudou muito ao afirmar que a campanha do hotel lembrava suicídio. Sabemos que Don já presenciou dois em sua vida, porém não creio que ele siga para o mesmo caminho. O que aconteceu ali foi que a visão de Don para a campanha foi tão pessoal, pois ele sente essa vontade interna de largar tudo e ir para algum lugar tranquilo (como já fez uma vez na season two) que esqueceu da visão do cliente. Pelo menos dessa vez ele não esbravejou com seus eles por não terem entendido sua ideia, outro sinal de desânimo.

Por fim, a questão do isqueiro talvez seja a mais emblemática: o objeto o lembrava de que ele era, de fato, o que o ex-soldado também o lembrava. Até Ken com a pergunta sobre a mãe o fez lembrar de quem ele realmente é. Don tenta esquecer isso, mas o fato retorna sempre, como o isqueiro que retorna, mesmo após ele jogá-lo longe. Com certeza Don carregou mais fardos do que precisava, mas foram escolhas dele, e hoje ele sofre com isso. Tenho grandes expectativas quanto ao que está reservado para o publicitário nessa temporada.

Considerações Finais

- Mad Men voltou, e bem ao seu estilo. O roteiro de Matthew Weiner continua perfeito. É incrível o cuidado do autor com sua série e com cada personagem. Como disse no inicio, a temporada deve focar nesse drama de Don e suas escolhas, e essa season premiere passou sua mensagem. A série, como sempre, continua sendo o melhor drama da TV.

- Peter e Joan quase não apareceram, mas é normal, pois não era um episódio para eles. Mas não devem faltar episódios centrados neles nessa temporada.

- Foi Roger quem falou sobre "as portas", mas isso é válido para todos no episódio.

- Siga @CelsoLandolfi, lá comento sobre mais séries e filmes. E deixe sua opinião, será um desafio para mim essas reviews de Mad Men e espero contar com vocês em todos os episódios da temporada. Até a próxima!

Leia nosso Especial sobre a série clicando AQUI.
Reviews 3626875993999591746

Postar um comentário Comentários Disqus

Página inicial item